- Publicidade -

Com um site bastante renovado, novas funcionalidades e a grande novidade do ano, o sistema Cartoleiro Pró, o site manteve seu público fiel e deixou a disputa mais transparente

O Cartola FC, infelizmente, chegou ao fim. Mas você não vai ficar sem jogar fantasy de qualidade. Conheça o site Brazuca FC, o primeiro site de fantasy sports a oferecer várias modalidades esportivas e com prêmios em dinheiro real

Quando foi anunciado em meados de abril o novo site do Cartola FC, bastante modificado em relação ao anterior e com novas funcionalidades, muitos cartoleiros fanáticos ficaram com um pé atrás com relação ao Fantasy Sport mais jogado do país. Muitos se perguntaram se a qualidade do sistema iria melhorar, se vários bugs que o site continha seriam corrigidos, se a parte de estatísticas (um dos pontos mais críticos do site) iria melhorar e o principal de tudo, se finalmente o site daria grandes prêmios aos melhores cartoleiros.

A principal novidade do ano foi o lançamento do Cartoleiro Pró, sistema pago do jogo (custou R$ 39,90 no início da temporada) que dava poucos benefícios aos jogadores em relação ao custo, mas era a única opção para aqueles que queriam levar o fantasy mais a sério e ainda concorrer à prêmios em dinheiro (na verdade eram vale compras em uma rede de lojas nacional, e você estava obrigado a gastar seu vale nessa loja).

Vantagens de ser cartoleiro pró comparadas com o cartola básico.
Vantagens de ser cartoleiro pró comparadas com o cartola básico.

Ao nosso ver não era muito vantajoso ser cartoleiro pró, pois as vantagens eram poucas e os prêmios bastante distorcidos (só pra ter uma idéia, analisando a liga nacional, tiramos uma conclusão de que algo em torno de 100 mil cartoleiros se tornaram pró em 2016. Isso gerou uma receita de R$ 3.990.000 para o Cartola FC. É só fazer as contas e ver que o Cartola FC pagou uma premiação muito baixa com relação ao faturamento, isso se ele realmente pagou as premiações, que eram vale compras, e não ganhou elas em troca de publicidade) e a dificuldade de ganhar um prêmio dentre mais de 2 milhões de times por rodada todos sabemos que não é tarefa fácil.

Outra novidade foi a nova interface, bastante diferente da que os cartoleiros mais antigos estavam acostumados a ver. No começo acreditamos que todos, inclusive nós, tiveram um pouco de dificuldade em encontrar todas as funcionalidades do site, mas depois de umas duas ou três rodadas já deu pra pegar o jeito e aí tudo ficou tranquilo.

Comparação entre os layouts de montagem dos times. Qual vocês preferem?
Comparação entre as interfaces de montagem dos times. Qual vocês preferem?

Não deixe de conferir a entrevista de Rodrigo “ZidAAne” Caprioli, primeiro campeão dos torneios de fantasy realizados pelo Brazuca FC

Outro ponto bastante criticado e que teve uma melhora significativa nessa temporada foram as melhorias no sistema e no aplicativo do fanatsy. Até a temporada de 2015 era muito comum vermos uma série de reclamações na internet de jogadores que haviam escalados seus times e o sistema não havia registrado, que não conseguiam acessar o site em horários de pico como o do fechamento do mercado e de bugs de alguns jogadores que não apareciam na lista ou apareciam com escudos de outros times.

Ao nosso ver essas reclamações chegaram a praticamente zero, que é um ponto extremamente positivo na organização de um fantasy do tamanho que é o Cartola FC. O aplicativo era praticamente inútil na até a temporada passada e nesse teve uma melhora muito grande, conseguimos até escalar e salvar um time utilizando o aplicativo.

Mas o grande ponto negativo e que o Cartola FC ainda precisa melhorar é com relação as estatísticas dos jogadores. Quem acompanha as redes sociais do fantasy deve ter visto uma série de reclamações de contagem de pontos equivocadas. Em alguns casos, os jogadores exageram nas reclamações e pediram algumas revisões de pontuação sem nenhum sentido, pois desconhecem as regras do fantasy, mas temos acompanhado e comparado as estatísticas com outros sites de cobertura de estatísticas esportivas e há muitas diferenças. Um ponto positivo dessa parte foi a inclusão do extrato completo de cada atleta no site e também uma atualização mais rápida.

cartola
Imagem apresentando o Extrato Completo de cada jogador, o que deixou a disputa mais transparente

Ao nosso ver é um grande erro por parte da equipe do Cartola FC não divulgar qual empresa é fornecedora das estatísticas do fanatsy, o que nos leva a acreditar na velha história de que são os estagiários da redação que fazem as estatísticas do game. O que também é um erro grave, pois esses podem interferir na disputa distribuindo pontos de roubadas de bola e passes errados, que são estatísticas que não aparecem na súmula e prejudicando os jogadores que levam a sério as disputas em suas ligas.

Concluindo, as mudanças feitas no Cartola FC para essa temporada contribuíram para uma melhoria na jogabilidade e na transparência dos resultados dos pontos, mas ainda há pontos críticos citados na matéria a serem melhorados. De todos acreditamos que o que mais pesa é fato da premiação ser tão pouca com relação aos ganhos mostrados aqui. A organização do fantasy poderia rever isso para o próximo ano e melhorar, premiando mais jogadores e distribuindo mais prêmios, o que tornaria o fantasy mais atrativo e competitivo, afinal você já deve ter ouvido aquele seu amigo fanático por futebol dizer que não joga Cartola FC porque não vale nada.

- Publicidade -