- Publicidade -

Tão importante quanto saber quais times terão uma grande atuação na rodada do Fantasy e quais jogadores dessas equipes terão um bom o desempenho e merecem serem escalados no seu time é a escolha do esquema tático (ou formação tática, ou sistema tático, o que você preferir).

Muitos jogadores de Fantasy de Futebol não dão muita importância para isso e sempre jogam no mesmo esquema tático (geralmente o 4-3-3, que é o mais utilizado no CartolaFC) e não acreditam que mudar o sistema tático possa trazer algum benefício e fazer com que seu time faça mais pontos numa determinada rodada, mas eu afirmo que saber analisar a rodada (clique aqui para ver um artigo sobre como analisar uma rodada de um campeonato) e escolher o esquema tático correto pode gerar grandes resultados para seu time no Fantasy.

Esquemas táticos disponíveis no CartolaFC. Destaque para o sistema mais utilizado, o 4-3-3.

Como mostra imagem acima no CartolaFC é possível escolher 7 tipos diferentes de esquemas táticos para sua equipe. Confesso que alguns deles (3-5-2, 4-4-2, 4-5-1 e 5-4-1) não devem nem ser utilizados e não te darão nenhuma vantagem no Fantasy na minha visão. Já os três restantes são os melhores e, se utilizados corretamente, podem trazer bons resultados.

Utilize o 4-3-3 em rodadas com possibilidade de muitos gols

O mais utilizado de todos os esquemas é o 4-3-3 porque ele é o esquema que traz o maior benefício da ofensividade, ou seja, permite você escalar 3 atacantes, 3 meias e 2 laterais que em alguns casos podem estar como laterais no Fantasy, mas atuarem como meias ofensivos, o que faz com que eles sejam beneficiados pela pontuação bônus caso sua equipe não tome gols e ainda estejam mais próximos do ataque e possam dar assistências ou fazerem gols.

Ele também é o esquema que mais aparece nas Seleções da Rodada do CartolaFC. Mas se você reparar quase sempre nessa seleção aparece um jogador que foi pouco escalado ou não estava como provável e acabou indo bem ou ainda é reserva e entrou no segundo tempo e foi bem. Veja por exemplo a Seleção da Rodada da primeira rodada do Brasileirão do CartolaFC:

Seleção da Rodada do CartolaFC na primeira rodada do Brasileirão.

É o esquema que tende a fazer mais pontos na maioria das rodadas do Brasileirão, entretanto eu não aconselho a usá-lo sempre, pois nem todas as rodadas terão uma média de gols tão alta quanto tivemos nessa primeira rodada (a média foi de 3,3 gols por partida) e que ficou bem acima da média das últimas edições (desde a implantação dos pontos corridos a média geral é de 2,64 gols por partida) e teremos rodadas onde a média será de 2 gols por partida (como foi a segunda rodada) ou até abaixo disso.

Por isso é importante saber utilizar os outros esquemas táticos em momentos oportunos para conseguir uma vantagem sobre seus adversários.

Utilize o 5-3-2 em rodadas com possibilidade de poucos gols

Sabe aquela rodada que só tem jogo difícil e a tendência é que saia poucos gols? Essa é a rodada perfeita para utilizar esse esquema tático. A grande vantagem é que se joga com um zagueiro a mais e, se você escalar corretamente, pode garantir no mínimo mais 5 pontos para seu time com tranquilidade devido ao bônus dos jogadores de defesa caso ele não tome gol.

Outro ponto forte é que geralmente zagueiros custam menos cartoletas do que os atacantes e utilizando esse sistema você pode economizar para investir mais nos jogadores de meio campo e ataque. Utilizando esse esquema você pode evitar um grande prejuízo duplo. Você pode fazer menos de 5 pontos com o atacante que você escalou e ainda pode perder cartoletas.

Utilize o 3-4-3 em rodadas ruins para laterais ou com preço muito alto

Nesse esquema você abre mão de jogar com laterais, abrindo vaga para mais um zagueiro e mais um meia. Há quem diga que jogar com os laterais (principalmente quando eles atuam no meio de campo) é uma das grandes vantagens do Fantasy, pois eles jogam com o bônus de defesa e ainda são mais propensos a participar de jogadas ofensivas e dar assistências em cruzamentos e bolas paradas e até marcarem gols.

Nesse ponto eu concordo. Só que o grande problema é que em algumas rodadas os bons laterais podem custar uma fortuna em cartoletas, mais até do que muitos atacantes por terem uma média mais alta. Aí que entra esse esquema tático, que visa a economizar cartoletas ao não escalar nenhum lateral e ainda investir em um meia adicional que pode conseguir uma pontuação tão boa quanto um lateral e custar menos.

Pensando no Fantasy a longo prazo

Como todos sabemos o CartolaFC é um Fantasy de longo prazo, ou seja, só lá no final da temporada após longas 38 rodadas é que saberemos quem serão os vencedores das principais ligas (Cartola Pró e Nacional) e das ligas particulares.

Você pode até argumentar que com um determinado esquema tático você não terá chances de fazer muitos pontos e mitar em uma rodada fazendo 100 pontos ou mais porque escalou um time com menos atacantes ou sem laterais, mas aqui que você deve parar e pensar nesse longo prazo.

O campeão do ano passado Thiago Freitas teve uma média de 62,69 pontos por rodada. O de 2015 Hugo Rodrigues teve uma média um pouco menor 61,87 pontos por rodada. O de 2014 Luiz Didia 64,98. O que quero que você tenha em mente aqui é que para vencer aquela liga você deve ter uma pontuação mais regular do que ficar arriscando muito em grandes mitadas.

E para conseguir essa regularidade é preciso analisar bem os jogos da rodada, os jogadores que terão bom potencial de fazerem pontos e pra mim o que é crucial, o esquema tático. Creio que usando essas dicas que escrevi aqui você conseguirá ter uma pontuação mais regular e vai brigar pelo topo das suas ligas.

- Publicidade -