- Publicidade -

Também conhecidos como fantasy games, eles são jogos eletrônicos que consistem em criar escalações de equipes esportivas usando jogadores do mundo real. O desempenho desses jogadores em partidas no mundo real é convertido em pontos para seu time fantasy do qual você é o manager. O desempenho dos jogadores é calculado através da conversão de estatísticas em fantasy points como gols marcados em uma partida de futebol, uma cesta de 3 pontos no basquete ou um touchdown no futebol americano.

No Brasil o mais famoso site de fantasy sports é o CartolaFC, que é o fantasy game oficial do campeonato brasileiro de futebol, mas no mundo todo existem inúmeros sites de fantasy sports e não apenas de futebol, mas de praticamente todas as modalidades esportivas.

EUA o paraíso dos fantasy sports

Diferentemente do Brasil onde temos poucas opções de sites de fantasy sports, nos Estados Unidos esse tema é levado muito a sério, sendo uma indústria bilionária do entretenimento, visto que boa parte dos sites cobram quantias em dinheiro e revertem em premiações a serem disputadas pelos concorrentes.

Lá existem dezenas de sites de fantasy sports nas mais variadas modalidades esportivas desde o esporte mais popular, o futebol americano, passando pelo basquete, MMA e até eSports, que são as competições de esportes eletrônicos como Counter Strike e League of Legends.

Para se ter uma ideia da popularidade dos fantasy sports no solo americano a FSTA (Fantsy Sports Trading Association) afirma que em 2015 um total de 57.4 milhões de pessoas nos EUA estavam jogando alguma modalidade de fantasy sports. E esse número só tende a crescer nos próximos anos visto que FSTA projeta um crescimento acima de 10% no número de praticantes de fantasy sports.

E esse crescimento se deve e muito às grandes premiações distribuídas aos melhores competidores. Para se ter uma ideia um dos maiores sites de fantasy sports dos EUA o Draft Kings distribuiu nos últimos 120 dias a quantia de U$ 376,892,579.00 entre várias modalidades esportivas e vários competidores segundo o site RotoGrinders.

dfkg
Aaron Jones ganhou $ 5 milhões jogando fantasy sport de futebol americano

Sorte ou Habilidade?

Essa é uma discussão que ainda persiste entre os jogadores de fantasy sports do mundo todo, afinal os resultados de uma competição de fantasy sports são frutos de habilidade no momento de escalar suas equipes analisando vários fatores pertinentes ou são frutos de pura sorte?

Os estudos mais avançados nessa área revelam que os dois fatores compõem os resultados de uma competição de fantasy sports, mas o mais preponderante e determinante com certeza é habilidade. O site americano Star Fantasy League realizou um estudo para determinar qual dos dois fatores seria o mais preponderante e chegou à conclusão de que o jogo é 70% habilidade e 30% sorte. Veja o estudo completo clicando aqui.

luck-or-skill-580x400
Nos EUA fantasy sport é tratado como jogo de hablidade

Jogue a temporada toda ou por rodada

Atualmente existem duas modalidades de fantasy sports, uma em que você se compromete a jogar a temporada toda e outra onde você joga por rodada.

A mais comum delas consiste em jogar a temporada toda de um campeonato escalando seu time a cada rodada e fazendo-o valorizar para que assim você tenha mais “dinheiro” disponível para investir cada vez mais em melhores jogadores. Obviamente quanto melhor um jogador for mais caro custa coloca-lo no seu time. Umas das desvantagens dessa modalidade é que se você esquecer de escalar seu time em uma determinada rodada você pode se dar muito mal tendo seus jogadores desvalorizados e perdendo pontos, além de deixa-lo em desvantagem contra os outros competidores. Nesse tipo de modalidade o campeão do fantasy é determinado apenas ao final do campeonato.

A modalidade que está agitando o mercado e fazendo os fantasy sports virarem febre no mundo todo é aquela chamada de daily fantasy sports (jogado rodada a rodada). Nessa modalidade você escala seu time em uma determinada rodada de uma competição seguindo um teto salarial determinado pelo site e igual para todos os competidores. Ao contrário do tipo de competição por temporada nesse modo por rodadas caso você esqueça de escalar seu time você não perde nada, e ainda assim se quiser jogar na próxima rodada você terá as mesmas condições de montar seu time do que os outros competidores. Outra vantagem dessa modalidade é que não é necessário esperar até o fim do campeonato para saber quem foi o campeão, ao final de cada rodada o maior pontuador vence e essa pontuação não valerá para próxima rodada.

Fantasy Sports no Brasil

No Brasil ainda não temos tantos sites de fantasy sports como nos EUA nem mesmo de várias modalidades esportivas.

recorde-de-times-escalados---cartola-690
Número de escalações no CartolaFC cresce a cada ano

Nosso maior expoente é o CartolaFC que se dedica exclusivamente ao campeonato brasileiro de futebol. Mesmo sendo apenas do campeonato brasileiro e durando algo em torno de 7 meses o game é uma febre nacional. Nesse ano apenas na primeira rodada foram escalados mais de 2 milhões de times e a cada rodada esse número vem aumentando dado a popularidade do futebol no país e o crescimento do uso da internet que é o grande aliado dos fantasy sports já que o jogo é praticado exclusivamente de maneira online.

Esse ano o CartolaFC estreou uma modalidade chamada cartoleiro pró, onde você paga uma assinatura do serviço em troca de alguns benefícios no jogo e ainda concorre à prêmios.

Você vai se apaixonar quando jogar

Se você ainda não joga fantasy sports com certeza vai se apaixonar quando começar, afinal não há coisa melhor do que acompanhar seu esporte favorito e ainda torcer para que seus atletas escalados no game tenham um bom desempenho para que você pontue bem e comemore com a galera.

A associação americana FSTA cita alguns dados estatísticos a respeito dessa relação tão íntima entre acompanhar competições esportivas e torcer por seus atletas no fantasy. De acordo com a FSTA nos últimos 10 anos houve aumentos consideráveis nas audiências de competições esportivas televisivas graças aos praticantes de fantasy sports que passaram a acompanhar cada vez mais os jogos para ver o desempenho de seus atletas.

Nos EUA o mercado está tão desenvolvido e em um crescimento constante que já existem alguns jogadores vivendo exclusivamente das premiações obtidas nas competições de fantasy sports. Eles são conhecidos como “grinders” por passarem várias horas do dia pesquisando e coletando dados antes de escalarem suas equipes nos sites de fantasy sports.

E você está esperando o que pra começar a escalar seu time?

- Publicidade -